segunda-feira, 7 de maio de 2012

O complexo caso das parafilias


As pessoas se identificam como assexuais por diversas razões. Mas existem alguns grupos que merecem uma atenção especial. Aqui vamos tratar dos “parafílicos”.
Parafilia é “um padrão de comportamento sexual no qual, em geral, a fonte predominante de prazer não se encontra na cópula, mas em alguma outra atividade. São considerados também parafilias os padrões de comportamento em que o desvio se dá não no ato, mas no objeto do desejo sexual, ou seja, no tipo de parceiro, como, por exemplo, a efebofilia.” Wikipedia
Nessa experiência com o site eu cheguei a conversar com algumas pessoas se consideravam assexuais por serem “parafílicas”. Na verdade o conceito de parafilia não exclui a atração sexual por outras pessoas. Mas nesse caso as pessoas tinham desejo exclusivo por algum objeto não-humano: balões, móveis, violência, humilhação, etc.
É comum encontrar pessoas que não sabem ao certo se são assexuais porque, argumentam, “em certos casos específicos eu consigo fazer sexo, ou me sinto excitado”. Esses casos geralmente são cansativos, porque fica evidente a falta de preocupação do indivíduo em estudar e se conhecer um pouco melhor. Trata a si mesmo como algum rato de laboratório em que fica testando todo os estímulos sexuais possíveis e depois fica em dúvida sobre quem ele realmente é. Se ele parasse de ficar tentando ser “normal”, talvez encontrasse respostas mais facilmente.
Contudo os parafílicos não se encontram dentro desse grupo, e representam uma categoria bastante peculiar de indivíduos. Pessoalmente, minhas experiências com tais pessoas não foi realmente das melhores (ok, isso é uma piada, eu não tenho boas experiências pessoas com ninguém! ha!). Mas meu objetivo aqui é propor uma reflexão inicial:
  • Quem são essas pessoas (estatísticas, características, etc);
  • Essas pessoas podem se identificar como assexuais sem grandes conflitos?
  • Como a comunidade pode ajudar essas pessoas?
  • Tendo sua condição patologizada pela psiquiatria (quem não tem?) qual sua interface com a assexualidade?
  • http://www.assexualidade.com.br/blog/?tag=parafilia

Nenhum comentário:

Postar um comentário